segunda-feira, 8 de junho de 2009

Liberdade x Responsabilidade


( Mt. 12: 33 “Ou fazei a árvore boa, e seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.”)

Desde a formação do homem no Éden com Adão e Eva Deus nos fez livres, sempre nos orienta, mas nos deixa livres para tomarmos nossas decisões.

Quando Adão e Eva comeram do fruto da árvore do conhecimento, Deus podia tê-los impedido, afinal Ele é o criador, o soberano. Porém Ele permitiu que acontecesse, e como consequência da irresponsabilidade do homem nos tornamos pecadores e conhecedores do bem e do mal. (Gn. 3:22a “Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem tem se tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal.”)


Hoje Deus nos dá essa mesma liberdade, não somos como marionetes pré-programadas em Sua mão, somos livres para tomar nossas decisões, desde as mais simples, como que caminho seguir quando saímos de casa, que roupa vestir, até decisões mais sérias como falar ou não do amor de Deus, onde trabalhar, que carreira seguir, que igreja servir, entre tantas outras.

O resultado dessas decisões mostra quem somos e a marca que deixamos por onde passamos.
Como saber quais são as atitudes certas a tomar? Conhecendo cada vez mais a Deus, buscando nas suas escrituras, orando mais, em comunhão com os irmãos e com a igreja.

Deus prioriza os relacionamentos principalmente com Ele, quanto mais perto estivermos de Deus, conhecermos o seu caráter, e nos “rasgarmos” diante da presença Dele, permitindo que Ele conheça o nosso íntimo como um verdadeiro melhor amigo e nós conhecendo o Dele, mais saberemos como agir.

Precisamos ser adoradores, ter mais da presença Dele nas nossas vidas e no nosso dia-a-dia, isso com certeza trará mais paz aos nossos corações quando tomarmos qualquer decisão, e assim aprenderemos a usar com responsabilidade a liberdade que Ele nos deu, fazendo a diferença nas marcas que deixamos.

(Pv. 4: 18 – 27 “ Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos ímpios é como a escuridão: nem conhecem aquilo em que tropeçam . Filho meu, atenta para as minhas palavras: às minhas instruções inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teu olhos: guarda-as no meio do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a malignidade da boca e alonga de ti a perversidade dos lábios. Os teu olhos olhem direitos, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda: retira o teu pé do mal.”)

Fernanda

6 comentários:

Rodrigo disse...

Muito bom o texto, muitas vezes tomamos decisões sem "consultar" a Deus e depois temos a coragem de reclamar quando tudo da errado...

O livre arbítrio é um grande presente e grandes presentes exigem grandes responsabilidades...

Unknown on 8 de junho de 2009 às 09:41 disse...

muito lindo seu texto amor! Fico feliz em ver seu crescimento, e mais ainda por estar ao meu lado. Realmente é muito importante saber que tipo de marca estamos deixando por onde passamos, e refletirmos se estamos usando com responsabilidade essa liberdade. Bjo te amo, parabéns

Claudinha e Jé disse...

FÊ, muito verdadeiro o que vc descreve em seu texto. Que o Nosso Deus continue te usando. Te amamos! Claudinha, Jé e cia.

biaa disse...

Parabens Fe =D.. Seu texto ficou ótimo! Que Deus continue te abençoando cada dia mais e mais!!
Bjinhooo bia

Anônimo disse...

Oi Fê, gostamos muito do seu texto. Que Deus esteja contigo e conosco sempre! Amo vc!
Beijão Lili e Rapha

Anônimo disse...

É Fernada livre arbitrio, complicada essa questão né? ou somos nós que complicamos... agente faz...Ele paga... e não queremos nem arcar com as consequências... algo para refletir!
É bom ouvir os mais quietos falarem mesmo que seja sem som...

Que Deus siga te abênçoando.

Bjo

Kaike

 

GRUPO DE JOVENS IECUSP. Copyright 2009 All Rights - Powered by Jesus