segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Difícil Prazer da Obediência

8 comentários
Desde peqenos aprendemos o quão difícil é para nós obedecer. Geralmente diz respeito a deixar de fazer o que queremos e gostamos, para agradarmos alguém.

Crescemos tendo a nossa vida norteada por leis, que temos que obedecer, caso contrário somos punidos.

Obedecemos os pais, professores, chefes, leis de trânsito, ainti-fumo, lei seca, etc...

Querendo ou não, somos dirigidos por leis, quer sejam boas ou não. Se obedecemos as leis dos homens, que não são necessariamente boas, porque temos tanta dificuldade em obedecermos a Deus?

Mt 5:29b... “antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” Podemos ver que no velho testamento, era difícil obedecer as leis e a Deus, e mesmo assim, o povo reconhecia que era melhor obedecer.

Jos 24:24... disse o povo a Josué: “ Ao Senhor nosso Deus serviremos e obedeceremos a sua voz”.
Isam 15:22b... “eis que obedecer é melhor do que a gordura de carneiros”

Jer 42:6... “Seja ela boa ou seja má, obedeceremos a voz do Senhor nosso Deus, a quem te enviamos, para que nos suceda bem ao obedecermos a voz do Senhor nosso Deus”. Podemos dizer que somos felizardos em vivermos na graça de Deus, e não na lei, apesar que para respeitar regras somos até que bons, mas para vivermos os mandamentos de Cristo, estamos anos luz de vivermos.

Temos somente dois mandamentos Mt 22:36 a 39 “Amai o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”.
“Amai o teu próximo como a ti mesmo”.

De todas as leis existentes no velho testamento, nós só temos que cumprir dois mandamentos. Não somos obrigados a nada, a não ser amarmos. Amarmos a Deus e ao próximo. Por que então é tão difícil para nós?

Jo 15:12 ao 15.. Versículo 14 : “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu os mando”.
Se somos amigos de Cristo ao fazermos o que Ele nos manda, e sendo o seu mandamento amarmos a Ele e ao próximo, será que podemos ser chamados de amigos?

“Amarás ao Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo teu entendimento”.

Amarás o teu próximo como a ti mesmo” Mt 22:37 ao 39
Sermos amigos de Cristo, implica em amá-lo, e amor é resultado de relacionamento, conhecimento. Só posso amar o que eu conheço e para conhecer, eu preciso dedicar tempo.Quando o conhecemos, o amamos, mas não é só, afinal são dois mandamentos .
Amar o próximo: Talvez seja muito mais difícil cumprir este mandamento do que cumprir“toda lei”. Porque para amarmos o outro, temos que gastar tempo com ele.

Que tempo gastamos com o outro?

http://www.youtube.com/watch?v=-LDyvXXnijA&feature=related.
Adoro esta propaganda, pois ela fala de “perder” um tempo.
Desculpe mas vou chegar 5 min atrasado ...Que tal, entre 20 ligações de trabalho, uma for para um amigo? Que tal entre os milhares de e-mails do seu dia, um ser dedicado ao próximo?

“Amar como a si mesmo”...
Você tem tempo para ginástica?
Um café?
Uma corridinha?
Um filme?
Uma soneca no domingo a tarde?

Ótimo para você. Você se ama e não tem nada de errado com isso. Mas como na pregação do pastor James de domingo 27/09. “Deixe um canto”.
Deut 6:10 ao 21... “guarde um tempo para a necessidade de um amigo. Dê uma palavra de carinho a alguém. Dê 5 min do seu tempo, e cumpra o mandamento.

Obedeça e será amigo de Cristo.
Obedecer a quem? A Deus.
O que Ele quer que façamos? Que amemos.
Estamos atrelados a lei do amor. Apaixone-se por Deus, ame-se e ame o próximo.
O que eu preciso para obedecer?

5 minutos... para Deus e para o próximo. Começe com 5 minutos, que eles farão a diferença. Para obedecermos e sermos amigos de Cristo, precisamos empenhar o que de mais precioso temos:
mente e coração.

Para obedecer e amar é preciso “perder” tempo.

Tenham uma boa semana Deus abençoe a todos, Mara.
 

GRUPO DE JOVENS IECUSP. Copyright 2009 All Rights - Powered by Jesus