segunda-feira, 27 de abril de 2009

Por que tanto barulho?


Assistindo a um vídeo do Rob Bell comecei a pensar sobre como temos dificuldade em ficar em silêncio. Sempre estamos cercados de barulho, vozes e etc, e mesmo quando temos algumas oportunidades de ficar em silêncio arrumamos um jeito de ter barulho por perto. O som do carro está sempre ligado e os fones de ouvido parecem companhia inseparável no ônibus. Eu sou exemplo disso, sempre estou com fones de ouvido escutando musica, quando chego em casa logo ligo a TV, se estou no computador coloco um DVD e nunca fico em silêncio. Você pode não gostar tanto de barulho como eu, mas responda para você mesmo, qual foi a ultima vez que você ficou refletindo sobre algumas coisas em silêncio?
Por que temos tanta dificuldade de ficar em silêncio?
Pensando sobre isso cheguei a algumas conclusões sobre o porquê de não ficarmos em silencio:

1. No silêncio você se lembra de quem realmente é: É muito fácil percebermos que em algumas situações não agimos conforme aquilo que somos, mas agimos de determinada maneira para sermos aceitos. Quando você está em silêncio não é possível usar máscaras, você não fala de determinada maneira para impressionar os outros, você não precisa daquela postura pra impressionar alguém, no silêncio você não está lidando com os outros, você está lidando com você mesmo. Perceba como as coisas mudam entre o primeiro dia de aula e a semana seguinte, no primeiro dia de aula você estava sozinho em silêncio, pensando, e na semana seguinte já está ocupado demais tentando sempre ser aceito pelas pessoas. No silêncio lembramo-nos da nossa essência.

2. No silêncio somos confrontados: Quando estamos quietos, as situações que citei acima vêm a nossa memória, você percebe que está fazendo diversas coisas que não estão de acordo com aquilo que você acredita. Você começa a se perguntar sobre tudo o que está fazendo e isso leva ao ponto 3.
3. Deus fala com você no silêncio: É muito mais fácil ouvir a voz de Deus no silêncio, não há distrações e não há interrupções. Percebi que sempre que estava fazendo algo de errado, procurava fugir com o barulho, é mais fácil se rodear de barulho e seguir em frente do que parar fazer silêncio e escutar, porque o barulho não dá tempo para reflexões, para verdade, o barulho não dá tempo para arrependimento.
Será que meu tempo, minha agenda, minha vida, são as de uma pessoa que quer ouvir a voz de Deus? Você gostaria de aumentar o volume da voz de Deus na sua vida? Você realmente acredita que a voz de Deus é mais interessante que as vozes ao seu redor? Então desligue um pouco a TV, o som do carro, o seu mp3 e aproveite, Deus está te esperando no silêncio.

Pedro Missé

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Pedrão, que Deus continue te usando.

"O silêncio fala mais que 1.000 palavras, Deus fala no silêncio do nosso coração."

Boa semana a todos!
Vanessa.

Rodrigo disse...

Muito bom, eu tb sou assim, estou sempre com tv, som, dvd ligados, muitas vezes so para ter um barulho por perto...

Vou tentar exercitar o silêncio, não sei se vou conseguir, certeza mesmo e que vou economizar na energia eletrica, rsrsrs.

Muito bom o texto Pedrão, Parabéns...

Anônimo disse...

Pedrito,
Bela reflexão. Tenho meditado muito sobre esse tema ultimamente.
Que Deus continue te usando e como já te falei, vc tbém possui o DNA pastoral.
Gde abraço e boa semana.
Binho

Samuel on 27 de abril de 2009 22:36 disse...

Muito bom fio...que Deus te use cada dia mais. Hoje estava lendo sobre isso e o silêncio é o momento de estarmos com Deus, as vezes gastamos muito tempo fazendo coisas para obra de Deus e não temos um tempo com ele, e o silêncio é a uma das melhores maneiras de ouvir Deus falar.
Fica na Paz

Samuca Misse

Anônimo disse...

Parbéns Pe!!! O texto ficou muito bom.. Que Deus continue te abençoando e te usando cada dia mais e mais! te amo amor! bjinhoo biaa*

andrea disse...

Pedro, que Deus siga te usando para abençoar a vida de nossa igreja, parabéns pelo tema.
Andréa

 

GRUPO DE JOVENS IECUSP. Copyright 2009 All Rights - Powered by Jesus